Engenheiros, Arquitetos, Designers, Programadores, Inventores, Curiosos..adoradores da matemática

Sabemos que na história da humanidade, os engenheiros são os fazedores de coisas, a eles damos o crédito das grandes obras. Não necessariamente só os que passam pela academia se tornam bons criadores, muitos engenheiros atualmente conseguem o seu bacharel sem aprenderam quase nada de matemática, muitos sem vocação para os cálculos, empurram o curso na velha metodologia do decoreba, esses certamente nada grandioso irão criar, faltar-lhe-ão as bases, se você é como eu que sente falta do conhecimento mais aprofundado para realizar os seus projetos, aqui é o seu lugar.

O blog foi inspirado no livro "Ensinar e estudar Matemática em Engenharia", de Jorge André.

De que Matemática particular precisam os estudantes de Engenharia? Há uma Matemática específica para engenheiros? O que tem de especial o ensino da Matemática para estudantes de Engenharia?

Não existe Engenharia sem Matemática, e a boa preparação matemática ajuda muito o futuro engenheiro de concepção, de projeto, de desenvolvimento, de inovação, de investigação.

Não se constroe e nem se cria nada sem a matemática, nem mesmo uma costureira é capaz de fazer uma roupa sem antes fazer um cálculo, embora usando uma metodologia mais simples, uma boa costureiranecessita conhecer bastante de geometria para criar um molde bem alinhado as formas do corpo proporcionando o bom caimento do tecido, é uma geometria altamente complexa que envolve cônicas, engenharia de superfícies curvas,a mesma lógica para construir um prédio, uma antena, tem que calcular, medir..claro que tem variáveis a mais como o vento, a resistência do concreto, etc..a roupa precisa apenas vestir bem. Os primeiros alfaiates certamente eram bons matemáticos, assim como os bons pintores e escultores antigos.

Você sabe qual o papel da Matemática na formação educacional de um futuro engenheiro? Poucos tem a compreensão lúcida e informada da natureza da Matemática como ciência do pensamento rigoroso, e da forma por que ela se aplica, bem como das diversas modalidades da ação

Uma das principais “forças” da Matemática está em que as suas ideias e ferramentas são gerais, e muito do poder da Matemática, mesmo da elementar, vem-lhe precisamente da aplicabilidade de ideias gerais em vários contextos diferentes.

O rigor do pensamento matemático tende a ir ao fundo de tudo, mas no ensino da Engenharia não há tempo para isso, nem a motivação dos estudantes será em geral suficiente para grandes aprofundamentos.

No livro o autor faz análises sobre a “simbiose formativa” da Matemática com a Física e a Engenharia, e sobre a capacidade de dar “saltos lógicos” como pré-requisito essencial na modelação de fenómenos naturais e na posterior aplicação prática dos resultados do respectivo tratamento matemático.

Trata-se de uma obra de reflexão crítica original e profunda sobre um tema de capital importância para o futuro da Engenharia, num país que pretende manter-se tecnologicamente atualizado e com os recursos humanos indispensáveis à sua modernização.

Os problemas diferentes exigem tipos diferentes de conhecimento e perícia em engenharia e tecnologia.

O Brasil não tem patentes, embora a população seja extremamente criativa, empreendedora, mas falta-lhe mais conhecimento lógico- matemático, a medida que avançamos na educação poderemos fazer as transformações necessárias para o desenvolvimento.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Engenharia do vestuário


Interessante como muita gente se lança artista, designer, estilista e não faz ideia do que seja geometria, topologia, de fato as bases pra costura indústrial foram traçadas pelos alfaiates antigos, eram hábeis matemáticos, tudo foi minuciosamente projetado para vestir bem, infelizmente são cada vez mais raros, nos resta as roupas fora de alinhamento dos magazines  36-38-40-42..Por acaso as pessoas são mesmo iguais com esses tamanhos? A calça fica com a perna comprida, a cintura larga, as mangas não ficam alinhadas, estamos na era dos mal vestidos, a padronização do feio.


Você pode pensar que alfaiataria tradicional habita um pouco antiquado, o mundo fuddy duddy onde o respeito pela tradição e convenção é mais importante do que inovação e moda. Mas esta cada vez mais em evidência as tradições da alfaiataria e utilização de tecidos artesanais feitos de materiais naturais, algodão egípcio, etc... Alfaiataria fina tende a ter um único objectivo - fazer a pessoa sentir-se bem e refletir seu estado nos círculos profissionais ou sociais.


Uma roupa sob-medida hoje em dia exige tecnologia para atender os pedidos em menor  tempo. O segredo do ofício de alfaiate é a concepção de peças de vestuário que pode antecipar muitas diferentes posturas e gestos, usando materiais que irá manter uma aparência de base não importa quão contorcidas. É necessário muito conhecimento de geometria das superfícies curvas, topologia.

Criação em 3D , com o software e conhecimento se projeta fácil uma roupa e ainda faz um desfile virtual












Alfaiataria é pura engenharia, mas na verdade não existe ainda a graduação "Engenharia do Vestuário", pelos menos não que eu saiba no Brasil, mas existe por aqui "Engenharia Têxtil", essa de muita importância pois cuida da tecelagem dos tecidos, da matéria-prima utilizada na confecção do vestuário.

O estilista Van Herpen tem mostrado um elemento inovador : uma roupa totalmente impressa em  3D, adeus costureira.

A impressora usa um cartucho de tinta em pó de plástico para imprimir uma camada ultra-fina, que é então "curado" usando a luz ultravioleta e limpo, depois é aplicada a pintura como um toque final. "






Se esta tecnologia pode ser aplicada na prática (bem, a praticidade é apenas uma tênue preocupação para alguns designers), é apenas uma questão de tempo, alguém tem que da o primeiro passo


Acessório exótico








Estamos acostumados a tecidos que têm muitas propriedades diferentes - resistente ao calor, frio, resistente, poroso, impermeável, leve, pesado, rígido, flexível, colado ao corpo, solto. E, claro, feito de fibras sintéticas, foram cerca de quase um século já. Mas se você olhar para aqueles, especialmente de nylon, poliéster, acrílico e poliolefinas usado em têxteis, vestuário, o seu principal objetivo tem sido a de imitar ou melhorar fibras naturais. Eles não foram inventados para cumprir novas funções, o destino é fazer uma calça, uma blusa, um vestido..




Moda cyber


Material tecnológico, modelagem ousada, estilo futurista para um estilo nada antiquado. Quem ousaria ir trabalhar vestido assim, com exceção de raros cybers? Talvez uma festa a fantasia a roupa caia bem.

No vestuário não tem existido muitas inovações, estamos presos com certos fatores: dois braços, duas pernas, uma cabeça, um tronco. E parece pouco provável que isso vai mudar muito no futuro próximo. Portanto, há pouco espaço para a inovação radical, certamente não em termos de estrutura, forma ou modelo padrão utilizado na indústria.

Pra não dizer que não existem novidades pro futuro, um laboratório do MIT desenvolveu fibras especiais que detectam e emitem sons, foi uma inovação que me chamou atenção, uma roupa que canta, já pensou em imaginar vestindo roupas que poderiam, literalmente, falar por si como esse Tecido inteligente ?

fabric1.jpg


Por outro lado, o mundo da moda sempre teve uma fraqueza para a extravagante ou o bizarro, como roupas feitas de vidro, penas, papel, ou decoradas com cristais swarovsky , além do público glamuroso do luxo, temos o alternativo, andrôgeno como os cybers, rockers, emos, etc... Materiais para vestuário pode consistir em quase tudo, mas o resultado final ainda é uma peça de roupa - é tudo que faz.


Mas podemos usar o conhecimento de engenharia no processo de montagem dos modelos padrões, fazendo novos recortes dos moldes, utilizando CAD, 3D, criando um design mais moderno, otimizando o tecido e  aviamentos, assim como se faz na fabricação de móveis, carros, etc..

Roupas com pura engenharia na confecção, sem costuras, e loja Cyberdog  em Londres



Uma grande ideia de sucesso
Cyberdog é uma marca de roupas exclusivas fundada no início dos anos 1990 que se especializa na produção de roupas com estilo futurista, cibernético. 
Cyber ​​é uma imagem e modo de vestir que é adotado por pessoas que estão interessadas no gótico, punk, industrial e / ou rave cenas. 
A roupa é geralmente neon e combinações de cores são importantes. O estilo é muito estruturado e esculpido, e a maioria dos itens devem ser apertados, e revelar se você ousar. Tudo deve procurar ser futurista e não conforme à moda moderna.Pense da era espacial! Make-up e acessórios devem ser tão selvagem quanto possível, ser criativo com uso de cores e experimentar com adereços, incluindo viseiras, óculos de proteção, as extensões de cabelo, acessórios e jóias mechanoid cyborg e muitas vezes malotes no  quadril ou transportadores de garrafa de conveniência quando clubbing.

Graças a tecnologia, a  marca oferece algo que outros varejistas não podem - um estilo completamente original e única, os desenhos são criativos, com faixas novas que estão sendo lançadas com freqüência, a qualidade é extremamente alta. Muitas influências são tomadas a partir da literatura de ficção científica e filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E8-Campo Unificado