Engenheiros, Arquitetos, Designers, Programadores, Inventores, Curiosos..adoradores da matemática

Sabemos que na história da humanidade, os engenheiros são os fazedores de coisas, a eles damos o crédito das grandes obras. Não necessariamente só os que passam pela academia se tornam bons criadores, muitos engenheiros atualmente conseguem o seu bacharel sem aprenderam quase nada de matemática, muitos sem vocação para os cálculos, empurram o curso na velha metodologia do decoreba, esses certamente nada grandioso irão criar, faltar-lhe-ão as bases, se você é como eu que sente falta do conhecimento mais aprofundado para realizar os seus projetos, aqui é o seu lugar.

O blog foi inspirado no livro "Ensinar e estudar Matemática em Engenharia", de Jorge André.

De que Matemática particular precisam os estudantes de Engenharia? Há uma Matemática específica para engenheiros? O que tem de especial o ensino da Matemática para estudantes de Engenharia?

Não existe Engenharia sem Matemática, e a boa preparação matemática ajuda muito o futuro engenheiro de concepção, de projeto, de desenvolvimento, de inovação, de investigação.

Não se constroe e nem se cria nada sem a matemática, nem mesmo uma costureira é capaz de fazer uma roupa sem antes fazer um cálculo, embora usando uma metodologia mais simples, uma boa costureiranecessita conhecer bastante de geometria para criar um molde bem alinhado as formas do corpo proporcionando o bom caimento do tecido, é uma geometria altamente complexa que envolve cônicas, engenharia de superfícies curvas,a mesma lógica para construir um prédio, uma antena, tem que calcular, medir..claro que tem variáveis a mais como o vento, a resistência do concreto, etc..a roupa precisa apenas vestir bem. Os primeiros alfaiates certamente eram bons matemáticos, assim como os bons pintores e escultores antigos.

Você sabe qual o papel da Matemática na formação educacional de um futuro engenheiro? Poucos tem a compreensão lúcida e informada da natureza da Matemática como ciência do pensamento rigoroso, e da forma por que ela se aplica, bem como das diversas modalidades da ação

Uma das principais “forças” da Matemática está em que as suas ideias e ferramentas são gerais, e muito do poder da Matemática, mesmo da elementar, vem-lhe precisamente da aplicabilidade de ideias gerais em vários contextos diferentes.

O rigor do pensamento matemático tende a ir ao fundo de tudo, mas no ensino da Engenharia não há tempo para isso, nem a motivação dos estudantes será em geral suficiente para grandes aprofundamentos.

No livro o autor faz análises sobre a “simbiose formativa” da Matemática com a Física e a Engenharia, e sobre a capacidade de dar “saltos lógicos” como pré-requisito essencial na modelação de fenómenos naturais e na posterior aplicação prática dos resultados do respectivo tratamento matemático.

Trata-se de uma obra de reflexão crítica original e profunda sobre um tema de capital importância para o futuro da Engenharia, num país que pretende manter-se tecnologicamente atualizado e com os recursos humanos indispensáveis à sua modernização.

Os problemas diferentes exigem tipos diferentes de conhecimento e perícia em engenharia e tecnologia.

O Brasil não tem patentes, embora a população seja extremamente criativa, empreendedora, mas falta-lhe mais conhecimento lógico- matemático, a medida que avançamos na educação poderemos fazer as transformações necessárias para o desenvolvimento.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A verdadeira história dos engenheiros


Em um momento de bondade Deus liberou para os homens o conhecimento sobre como construir e projetar coisas determinou que esse conhecimento ficaria restrito a um grupo muito pequeno e selecionado de pessoas. Mas, mesmo nesse pequeno grupo alguns, por pura vaidade, se achavam semi-deuses e capazes de desafiar o todo poderoso e melhorar sua obra. Em sua infinita misericórdia e sabedoria, o criador de todas as coisas resolveu que o processo seria árduo e para que os homens entendessem sua insignificância declarou:
-Novamente vois não entendestes meus desejos, então para que entendais sereis doravante conhecidos por engenheiros; dividirei as pessoas da terra em 10 tipos: as que entendem de Engenharia e as que não entendem e, finalmente tereis a vida especial de desejais:
  1. Não tereis vida pessoal, familiar ou sentimental.
  2. Não vereis teu filho crescer.
  3. Não tereis feriados, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
  4. Tereis gastrite, se tiverdes sorte. Se vois fordes como os demais, tereis úlcera.
  5. A pressa será vosso único amigo e as vossas refeições serão pizzas frias e refrigerantes quentes.
  6. Vossos cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se tiverdes cabelos.
  7. Todos vos verão como loucos. E vois vereis a todos como loucos.
  8. Para vós dormir será considerado período de folga.
  9. O Trabalho será vosso assunto preferido e só faláreis de vosso assunto preferido.
  10. Vosso melhor amigo será a cafeteira. A cafeína não vos fará efeito.
  11. Tereis sonhos, mais sonharás com cálculos e/ou fornecedores.
-Todos os outros obedererão dez mandamentos vois obedecereis 21 e achareis normal e ficareis felizes.


Essa piada é famosa, mas irei trazer alguns fatos relevantes sobre a engenharia no Canadá, no Brasil a industrialização demorou muito, por isso até hoje pagamos o preço do atraso.

Durante séculos, o título de engenheiro é reservado para os "militares", por exemplo, para aqueles que constroem obras de defesa, os motores de guerra e outras por necessidade militar. 

No século XIX, a engenharia está se tornando mais e mais civis, ou seja, não militar. É aí que reside a tendência de maior especialização. Embora o estilo de vida e as necessidades dos recém-chegados exige a construção de grandes fábricas e usinas de grande porte, algumas das quais será construído por engenheiros militares, os edifícios públicos são em grande parte o trabalho dos mecânicos de máquinas. 

Não até o final do século XIX e início do século XX que os engenheiros estão carregados (mais frequentemente) para desenvolver edifícios industriais. No entanto, é a necessidade urgente de melhorar os sistemas de transporte de canais e ferrovias, que coloca os engenheiros civis em primeiro plano.

No final do século XIX, muitas mudanças estão acelerando a diversificação e especialização da engenharia. A chegada da eletricidade e de força industrial, como parte da vida cotidiana leva a uma nova especialização:ENGENHARIA ELÉTRICA . Aumento da demanda de energia elétrica (veja PODER, DO DESENVOLVIMENTO ) cria a necessidade de superar as dificuldades de transmissão de eletricidade a longas distâncias. Os primeiros usuários são forçados a se aproximar da fonte, daí a construção de muitas usinas, cada um servindo um número limitado de clientes ou utilizadores, o que estimula o desenvolvimento local e novos talentos da engenharia.

Em outros setores, isso não é a área que é nova, mas a maneira de fazer as coisas.Engenharia de Minas é um excelente exemplo: embora a mineração é quase tão antiga quanto a história da tecnologia humana, novos conhecimentos em disciplinas tão diversas como química, metalurgia e energia elétrica radicalmente transformadas. Uma necessidade sem precedentes de novos conhecimentos técnicos em diversas áreas transformaram completamente a profissão de engenheiro de minas.

A estreita inter-relação entre a engenharia ea sociedade é muitas vezes tida como certa. Por exemplo, o desenvolvimento de estradas está a permitir que as pessoas a viajar mais longe para ir, eles viajam por motivos pessoais ou de negócios.Viagem aliados mais importantes do clima severo e as grandes distâncias entre as comunidades, criando uma maior demanda por mais e melhores estradas de qualidade, que envolve o uso de materiais mais duráveis, tais como concreto e asfalto. Cada avançada tecnologia de engenharia procura drives para essa tecnologia e continuar a progredir. Este ciclo mutuamente benéficos da procura e da oferta aplica-se a quase todos os aspectos da vida moderna.

O maior projeto de construção de estradas no Canadá é uma importante conquista da engenharia que permite que os canadenses de todas as regiões a se mover. Entre 1949 e 1970, o Canadá gasta cerca de US $ 1,5 bilhão para a construção da Rodovia Trans-Canadá . Com um comprimento de 7821 km (4.784 milhas), é a maior rodovia do mundo. Sua construção é equivalente ao da ferrovia transcontinental, com todas as dificuldades que se abateram sobre o projeto de engenharia e construção. É também uma importante conquista política, pela primeira vez, todas as províncias chegaram a acordo sobre um projeto conjunto que exigem padrões de construção uniforme em todo o país.

Outra faceta importante da engenharia de Canadá: a crescente quota de trabalho no exterior realizados por engenheiros de consultoria canadense. A competência, experiência e reputação adquirida em grandes projetos canadenses conduzir a ofertas de trabalho no exterior. Uma vez que a implementação do sistema de telecomunicações, micro-ondas mais, os engenheiros do Canadá vai construir a rede PANAFTEL, que liga cinco países Africano: Benin, Níger, Alto Volta, Mali e Senegal. Mas o mais importante, a experiência das empresas de engenharia no Canadá, graças às maiores projetos hidrelétricos do mundo no norte do Québec é um fator importante no rápido crescimento de um número de empresas canadenses de engenharia e suas habilidade para ganhar contratos no exterior.

A importância de um trabalho pioneiro como um trampolim para outras obras revela uma faceta central, mas muitas vezes pouco compreendido engenharia, nomeadamente a sua fragilidade. Engenharia é uma disciplina muito exigente e engenheiros são obrigados a atualizar continuamente seus conhecimentos e habilidades em risco de ser esmagada. Se a economia não se mantenha saudável e equilibrada, o Canadá será provavelmente incapaz de criar e sustentar uma área de engenharia que irá manter uma profissão que teve contribuições significativas para a história ea cultura do Canadá e que é fundamental para seu desenvolvimento futuro.
Autor NORMAN R. BOLA - tradução Google

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