Engenheiros, Arquitetos, Designers, Programadores, Inventores, Curiosos..adoradores da matemática

Sabemos que na história da humanidade, os engenheiros são os fazedores de coisas, a eles damos o crédito das grandes obras. Não necessariamente só os que passam pela academia se tornam bons criadores, muitos engenheiros atualmente conseguem o seu bacharel sem aprenderam quase nada de matemática, muitos sem vocação para os cálculos, empurram o curso na velha metodologia do decoreba, esses certamente nada grandioso irão criar, faltar-lhe-ão as bases, se você é como eu que sente falta do conhecimento mais aprofundado para realizar os seus projetos, aqui é o seu lugar.

O blog foi inspirado no livro "Ensinar e estudar Matemática em Engenharia", de Jorge André.

De que Matemática particular precisam os estudantes de Engenharia? Há uma Matemática específica para engenheiros? O que tem de especial o ensino da Matemática para estudantes de Engenharia?

Não existe Engenharia sem Matemática, e a boa preparação matemática ajuda muito o futuro engenheiro de concepção, de projeto, de desenvolvimento, de inovação, de investigação.

Não se constroe e nem se cria nada sem a matemática, nem mesmo uma costureira é capaz de fazer uma roupa sem antes fazer um cálculo, embora usando uma metodologia mais simples, uma boa costureiranecessita conhecer bastante de geometria para criar um molde bem alinhado as formas do corpo proporcionando o bom caimento do tecido, é uma geometria altamente complexa que envolve cônicas, engenharia de superfícies curvas,a mesma lógica para construir um prédio, uma antena, tem que calcular, medir..claro que tem variáveis a mais como o vento, a resistência do concreto, etc..a roupa precisa apenas vestir bem. Os primeiros alfaiates certamente eram bons matemáticos, assim como os bons pintores e escultores antigos.

Você sabe qual o papel da Matemática na formação educacional de um futuro engenheiro? Poucos tem a compreensão lúcida e informada da natureza da Matemática como ciência do pensamento rigoroso, e da forma por que ela se aplica, bem como das diversas modalidades da ação

Uma das principais “forças” da Matemática está em que as suas ideias e ferramentas são gerais, e muito do poder da Matemática, mesmo da elementar, vem-lhe precisamente da aplicabilidade de ideias gerais em vários contextos diferentes.

O rigor do pensamento matemático tende a ir ao fundo de tudo, mas no ensino da Engenharia não há tempo para isso, nem a motivação dos estudantes será em geral suficiente para grandes aprofundamentos.

No livro o autor faz análises sobre a “simbiose formativa” da Matemática com a Física e a Engenharia, e sobre a capacidade de dar “saltos lógicos” como pré-requisito essencial na modelação de fenómenos naturais e na posterior aplicação prática dos resultados do respectivo tratamento matemático.

Trata-se de uma obra de reflexão crítica original e profunda sobre um tema de capital importância para o futuro da Engenharia, num país que pretende manter-se tecnologicamente atualizado e com os recursos humanos indispensáveis à sua modernização.

Os problemas diferentes exigem tipos diferentes de conhecimento e perícia em engenharia e tecnologia.

O Brasil não tem patentes, embora a população seja extremamente criativa, empreendedora, mas falta-lhe mais conhecimento lógico- matemático, a medida que avançamos na educação poderemos fazer as transformações necessárias para o desenvolvimento.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Isometrias - transformações geométricas


Sempre que você mover algo como uma chaleira do armário para a mesa, involuntariamente sem pecerber acaba por realizar uma operação matemática chamada de isometria.  A animação por computador comum no nosso dia-a-dia só é  possível graças aos fundamentos da isometria.

Foi provavelmente a necessidade de se computar os pesos e volumes que levou os comerciantes  a pensar sobre as fórmulas de geometria quase 3000 anos atrás, e elaborar o estudo de formas e tamanhos dominado geômetras para os milênios que se seguiram.

No entanto, a partir do século 19, uma outra maneira de olhar a geometria surgiu. A idéia era se concentrar em como manipular e transformar objetos geométricos em vez de focalizar os objetos em si. Isto provou ser muito eficaz, e levar rapidamente às descobertas sobre geometrias não-euclidianas, a teoria da relatividade, e até mesmo computação gráfica.

Uma maneira de estudar a geometria é pensar sobre os tamanhos e formas de figuras geométricas, como círculos e triângulos. Outra maneira é pensar como podemos manipular e que essa transformação figuras geométricas. Os gráficos de computador fornecem um excelente exemplo de porque ambos os pontos de vista são importantes.

Quase todos os gráficos de computador são finalmente construída pelo desenho de pontos, linhas e polígonos diferentes, especialmente triângulos. Ao utilizar muitos pequenos polígonos, o olho percebe a ilusão de um objeto liso. De fato, os efeitos especiais, como as empresas Industrial Light and Magic elevaram ilusões tornando uma forma de arte. Contudo, mesmo as cenas mais deslumbrantes doJurassic Park ainda se resumem a desenho e movimento polígonos.


Às vezes, a parte mais difícil de um projeto de computação gráfica é descobrir como tirar alguma coisa. Mesmo que você só tem que ser capaz de atrair um monte de quadrados, para descobrir como arranjar muitos deles até mesmo para cerca de aproximadamente uma esfera pode ser um grande desafio:


Naturalmente, uma vez que você tem um modelo poligonal, a tentação de tentar animá-lo é quase irresistível. Felizmente, ao contrário da criação do modelo, em primeiro lugar, onde cada polígono devem ser posicionadas individualmente, uma vez que você entender como mover um polígono na tela, você pode mover o modelo de toda a movimentação mecânica por um polígono de cada vez. Leva muito tempo.





Pontos, linhas e polígonos são os blocos dos quais animações maioria dos computadores são construídos. Assim, a fim de fazer uma animação, o lugar para começar é descobrir como animar um polígono, digamos, um triângulo.

Talvez a maneira mais fácil de desenhar um triângulo é começar com os três cantos ou vértices , e conectá-los com segmentos de linha. Computadores rastrear a localização dos pontos através da gravação de suas coordenadas. Portanto, pode-se usar algo como as instruções do lado esquerdo para dizer ao computador para desenhar o triângulo.


Triângulo instruções:desenhe uma linha de (0,0) para (1,0)
desenhe uma linha de (1,0) para (1,1)
desenhe uma linha de (1,1) para (0,0)


Até aí tudo bem, mas como é que podemos dizer que o computador para mover o triângulo? Bem, temos de dar as coordenadas para o computador mais três pontos, e intruct-lo para apagar o antigo triângulo, e desenhar uma nova no novo local. Às vezes, isso não é tão complicado. Por exemplo, para mover o triângulo para cima e para a direita, podemos adicionar 1 para a primeira coordenada e 2 para a segunda coordenada de cada ponto:
triângulo instruções Shifted:
desenhe uma linha de (1,2) para (2,2)
desenhe uma linha de (2,2) para (2,3)
desenhe uma linha de (2,3) para (1,2)





Mas, se queremos fazer algo mais complicado, como girar o nosso triângulo, que vamos acabar fazendo alguma matemática. Se você apenas tentar fazer tudo na mão, pegando coordenadas por tentativa e erro, ele irá a) tomar para sempre, e b) sair ruim. Aqui, por exemplo, é uma primeira tentativa de fazer tudo na mão:





Animando um triângulo equivale a dar as coordenadas de seus vértices de cada quadro da animação. Embora a idéia por trás disso é simples, encontrando-se o direito de dar coordenadas por tentativa e erro, simplesmente não é prático. Portanto, o que realmente precisamos é de algo que um computador pode fazer por si. Em outras palavras, precisamos de fórmulas .
Para calcular a localização dos vértices para animações, que exigem um tipo especial de fórmula, no entanto, que tem as coordenadas de um ponto, e nos devolve as coordenadas do novo ponto. Tal fórmula é genericamente chamado de transformação. Aqui estão duas fórmulas como:

toe1.gif

Assim, por exemplo, os mapas de transformação segundo o ponto (1,1) ao ponto (1,3, 0,9).

Uma vez que estamos armados com fórmulas, o nosso procedimento para animar um triângulo se torna bastante simples, do ponto de vista de um computador de qualquer maneira. O procedimento e os resultados da sua aplicação com as duas fórmulas acima são mostradas abaixo:
  1. começar com três pontos, por exemplo, (0,0), (1,0) e (1,1)
  2. desenhar o triângulo ligando os três pontos
  3. usar uma fórmula de transformação para mapear cada uma das três pontos a três novos pontos
  4. vá para a etapa 2 e repita
  
Sem dúvida, a primeira coisa que salta para fora em você sobre a primeira animação é que não estamos realmente movendo o triângulo tanto como distorcê-la. Em contrapartida, a segunda animação da linha de dedos "bem, sem nenhuma distorção indisciplinados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

E8-Campo Unificado