A geometria é tão útil, que tenho utilizado até para delinear a sobrancelha pois só assim posso definir a simetria perfeita e proporcional ao meu rosto.


A congruência é ilustrada pelos pares que diferem somente pela posição, e que podem ser superpostos; já a semelhança é exemplificada pelos pares que se relacionam por uma ampliação ou uma redução.Sobre esses dois pilares vamos construir o conhecimento geométrico necessário para o estudo da Geometria Espacial e da Geometria Analítica.
O estudo das congruências de triângulos é o primeiro passo de um estudo mais geral que nos permite desenvolver o olhar e a técnica para identificar padrões na natureza e construir figuras como as que vemos nas ilustrações.
Para construir figuras que nos auxiliem a compreender os fatos da Geometria, podemos utilizar a régua (com escala ou não), o compasso ou o transferidor.
Com o compasso podemos desenhar circunferências com raios iguais à abertura do compasso e com o centro no ponto em que o fixamos. Podemos escolher duas aberturas quaisquer e traçar circunferências com centros distintos e que se encontram, conforme a figura abaixo
A relação de congruência estudada na unidade anterior é essencial no desenvolvimento da moderna tecnologia. Como exemplo, citamos a produção em série de veículos automotores que só é possível graças a confecção de várias cópias congruentes, idênticas em tamanho e forma de seus componentes.Analogamente, a relação de “mesma forma” tem um papel importante em nosso cotidiano.
O projeto de construção de um edifício ou de uma aeronave, por exemplo, com frequência requer a produção de modelos e maquetes em miniatura, com a mesma forma que o objeto original, permitindo obter um amplo entendimento de sua complexa estrutura.
A ampliaç ão ou redução fotográfica é outro recurso utilizado para revelar com detalhes aspectos intrincados de certas situações, como a confecção da planta de uma cidade, por exemplo. Trata-se de um processo útil, pois preserva a forma dos objetos fotografados.
Nesta unidade queremos responder a duas questões básicas. Qual o significado matemático de “mesma forma”? Que propriedades geométricas caracterizam duas figuras (entenda-se por figura um conjunto não vazio de pontos) que possuam a mesma forma?
Dicas para reforçar o estudo

TEOREMA DE TALES:Toda a paralela que intercepta outros dois lados do triângulo em pontos distintos forma outro triângulo.
Exemplo

O TRIÂNGULO RETÂNGULO: Todo o triângulo que é cortado pela sua altura forma dois triângulos retângulos semelhantes.
Formas semelhantes
Os valores correspondentes


é de 57 °.triângulos semelhantes
Temos mostrado apenas dois ângulos nos triângulos acima. Se formos calcular os ângulos em falta, vemos que o ângulo
é de 55 ° e ângulo
é de 40 °.Portanto, todos os ângulos correspondentes são iguais.São triângulos PQR e SQT similar? Se sim, qual das afirmações acima se aplica?
QR corresponde a QS (QR = 2 QS) e QP corresponde a QT (QP = 2 QT).Ângulo Q é a mesma em ambos os triângulos. Portanto, eles são semelhantes, pois ambos os lados estão na mesma proporção e seu ângulo incluído é igual (declaração 2).
Repare que eles são semelhantes, apesar de serem imagens 'espelho' (de tamanhos diferentes).
- Pergunta
- São triângulos ABC e ERP similar? Se sim, qual das afirmações acima (1, 2 ou 3) se aplica?
ABC e ERP são semelhantes, porque todos os ângulos correspondentes são iguais (declaração 3).
Se você encontrou esta dificuldade, lembre-se que o ângulo B é comum aos dois triângulos. As regras do estado de linhas paralelas que
(Ângulos correspondentes)e que
(Ângulos correspondentes).congruente formas
Se duas formas são congruentes, eles são idênticos na forma e tamanho.
Lembre-se: As formas podem ser congruentes, mesmo se um deles foi girada ou refletida.
2. Dois lados e um ângulo são os mesmos
Dois lados do primeiro triângulo são iguais a dois lados do triângulo do segundo, e o ângulo formado é igual (a regra SAS: S Uma ide ide S ngle).
3. Dois ângulos e um lado são os mesmos
Dois ângulos do primeiro triângulo são iguais a dois ângulos do segundo triângulo, e um (da mesma forma localizada) do lado é igual (a regra AAS: A ngle A ide Sngle).
4. Dois lados no triângulo retângulo são os mesmos
Num triângulo rectângulo, a hipotenusa e um outro lado do primeiro triângulo é igual à hipotenusa e do lado correspondente do segundo triângulo (a regra RHS: Right-angular, ypotenuse H, ide S).
- Par 2Par 3
áreas afins e volumes
- Pergunta
- Qual é a razão de:
- a área dos seus rostos?
- seus volumes?
- Resposta
- Cubo 'a' tem uma área de face de um 2'Cubo' b tem uma área cara de b 2A relação de suas áreas é a 2: b 2 ou

- Cubo 'a' tem um volume de 3'Cubo' b tem um volume de b 3A razão dos seus volumes é um 3: b 3 ou

Para qualquer par de formas semelhantes, o seguinte é verdadeiro:Proporção de comprimentos = a: b ou
Relação de áreas = a 2: b 2 ou
Relação do volume = a 3, b 3 ou
- Pergunta
- Estas duas formas são semelhantes. Qual é o comprimento de x?
- Resposta
- A relação entre as áreas é 25:36 (a 2: b 2)A relação entre o comprimento é a: b Assim, encontramos as raízes quadrada de 25 e 36. Proporção de comprimentos = 05:0605:06 = 2: xAssim
(Multiplicar ambos os lados por 2)
= Xx = 2,4 centímetros
Agora você experimentar um.
Pergunta
Duas pirâmides semelhantes têm volumes de 64 centímetros e 343 centímetros3 3. Qual é a relação de suas áreas de superfície?
t- Cubo 'a' tem uma área de face de um 2














significa 'é congruente a.








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