Engenheiros, Arquitetos, Designers, Programadores, Inventores, Curiosos..adoradores da matemática

Sabemos que na história da humanidade, os engenheiros são os fazedores de coisas, a eles damos o crédito das grandes obras. Não necessariamente só os que passam pela academia se tornam bons criadores, muitos engenheiros atualmente conseguem o seu bacharel sem aprenderam quase nada de matemática, muitos sem vocação para os cálculos, empurram o curso na velha metodologia do decoreba, esses certamente nada grandioso irão criar, faltar-lhe-ão as bases, se você é como eu que sente falta do conhecimento mais aprofundado para realizar os seus projetos, aqui é o seu lugar.

O blog foi inspirado no livro "Ensinar e estudar Matemática em Engenharia", de Jorge André.

De que Matemática particular precisam os estudantes de Engenharia? Há uma Matemática específica para engenheiros? O que tem de especial o ensino da Matemática para estudantes de Engenharia?

Não existe Engenharia sem Matemática, e a boa preparação matemática ajuda muito o futuro engenheiro de concepção, de projeto, de desenvolvimento, de inovação, de investigação.

Não se constroe e nem se cria nada sem a matemática, nem mesmo uma costureira é capaz de fazer uma roupa sem antes fazer um cálculo, embora usando uma metodologia mais simples, uma boa costureiranecessita conhecer bastante de geometria para criar um molde bem alinhado as formas do corpo proporcionando o bom caimento do tecido, é uma geometria altamente complexa que envolve cônicas, engenharia de superfícies curvas,a mesma lógica para construir um prédio, uma antena, tem que calcular, medir..claro que tem variáveis a mais como o vento, a resistência do concreto, etc..a roupa precisa apenas vestir bem. Os primeiros alfaiates certamente eram bons matemáticos, assim como os bons pintores e escultores antigos.

Você sabe qual o papel da Matemática na formação educacional de um futuro engenheiro? Poucos tem a compreensão lúcida e informada da natureza da Matemática como ciência do pensamento rigoroso, e da forma por que ela se aplica, bem como das diversas modalidades da ação

Uma das principais “forças” da Matemática está em que as suas ideias e ferramentas são gerais, e muito do poder da Matemática, mesmo da elementar, vem-lhe precisamente da aplicabilidade de ideias gerais em vários contextos diferentes.

O rigor do pensamento matemático tende a ir ao fundo de tudo, mas no ensino da Engenharia não há tempo para isso, nem a motivação dos estudantes será em geral suficiente para grandes aprofundamentos.

No livro o autor faz análises sobre a “simbiose formativa” da Matemática com a Física e a Engenharia, e sobre a capacidade de dar “saltos lógicos” como pré-requisito essencial na modelação de fenómenos naturais e na posterior aplicação prática dos resultados do respectivo tratamento matemático.

Trata-se de uma obra de reflexão crítica original e profunda sobre um tema de capital importância para o futuro da Engenharia, num país que pretende manter-se tecnologicamente atualizado e com os recursos humanos indispensáveis à sua modernização.

Os problemas diferentes exigem tipos diferentes de conhecimento e perícia em engenharia e tecnologia.

O Brasil não tem patentes, embora a população seja extremamente criativa, empreendedora, mas falta-lhe mais conhecimento lógico- matemático, a medida que avançamos na educação poderemos fazer as transformações necessárias para o desenvolvimento.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica é uma disciplina da Engenharia que lida com aplicações de, electricidade e electrónica e de tecnologia da informação para atender as necessidades da sociedade. Engenheiros elétricos são envolvidos na transferência de energia e informação de um ponto a outro. A sua gama de atividades é vasto, desde o projeto e fabricação de computadores e sistemas COMUNICAÇÃO planejamento e monitoramento de geradores de grande poder de ELETRICIDADE.

O campo tem se expandido rapidamente durante os anos 80 e 90, muitas universidades têm alterado seus programas para oferecer muitas oportunidades para a especialização.  A maior mudança foi a inclusão de um grande número de indivíduos em engenharia da computação.


Após a formatura, muitos engenheiros fundam a sua própria empresa para fabricar seus próprios produtos ou escritório de consultoria de engenharia elétrica. Outros envolvidos na investigação, concepção, fabricação, venda e manutenção de equipamentos elétricos. Vários aplicativos de engenharia elétrica afetam nossas atividades diárias.



Sistemas de Telecomunicações 
engenheiros elétricos estão envolvidos no projeto, fabricação e operação de dispositivos e sistemas de transmissão, recepção e gravação de voz, imagens e dados. Os sistemas de telecomunicações inclui transmissores que usam a voz ou outras informações para modular um sinal portador. Este sinal é transmitido para o espaço, ou realizadas, ea informação é extraído no final de recebimento. A transmissão de ondas de rádio no espaço é a chave para os sistemas globais de telecomunicações e interplanetária.
engenheiros elétricos trabalham em muitas dessas aplicações, principalmente nas instalações COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE . O primeiro SATÉLITE , Alouette I, foi lançado em 1962 eo primeiro satélite de telecomunicações, Anik A-1, é colocado em órbita em 1972 por Telesat Canadá (ver TECNOLOGIA ESPACIAL ). Os satélites transmitem os sinais de estações terrestres de transmissão para as estações terrestres de recepção. Canadense satélites transmitem os sinais de rádio agora, sinais de televisão, telefone e dados de computador para o solo estações de recepção.

Computadores 
engenheiros elétricos concepção e fabrico de componentes de computadores e periféricos (impressoras, monitores, scanners, etc.). Eles também trabalham em muitas áreas que requerem um conhecimento profundo do hardware do computador, tais como o design de computadores empresariais e computadores pessoais.engenheiros elétricos resolver problemas técnicos ou de monitorar e controlar processos complicados usando computadores. Em outros contextos, como em ROBOTICS ea escravização dos sistemas que usam micro-computadores e equipamentos relacionados, como parte de um sistema integrado (ver INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ).

Software 
A maioria dos softwares inicial foi concebido de forma desestruturada. A complexidade dos sistemas de software moderno tem exigido altamente estruturadas metodologias de projeto e criou uma nova disciplina: a engenharia de software.

Electricidade 
Antes de construir novas usinas, engenheiros estão utilizando simulações para determinar o tamanho do gerador, verificar as características dos dispositivos de controlo e obter outras informações relevantes. Durante o comissionamento dos geradores de grande porte e, mais tarde, durante a sua marcha, engenheiros analisam os problemas operacionais e de manutenção e melhorar a qualidade do serviço prestado aos indivíduos e as indústrias.
Geradores e suas fontes de energia, turbinas a vapor e turbinas hidráulicas são controlados por módulos eletrônicos. estudantes de engenharia elétrica deverá estudar a teoria da regulação, o COMPUTADOR e princípios das redes de distribuição de energia.
Recentes avanços em supercondutividade - quando, por exemplo, a resistência de um condutor é reduzida em refrigeração - são aplicados ao projeto de geradores. Magnetohidrodinâmica (MHD), no qual um líquido condutor do duto uma corrente elétrica através da interação com um campo magnético, é outra maneira de gerar eletricidade. engenheiros elétricos são envolvidos nessas inovações e desenvolvimento de fontes alternativas de energia como a energia solar, eólica e das marés.

Transporte 
Nos transportes, engenheiros interessados ​​no primeiro acionamento de motores elétricos, mas seu campo de interesse aumentou. Planejamento e computador de controle de tráfego aumentar a segurança eo bem-estar do público, assim como os sistemas eletrônicos de comunicação das torres de controle nos aeroportos e aeronaves.Espera-se que o transporte de cargas em foguetes espaciais utilizando perdido e veículos recuperados (como o ônibus espacial) é ainda uma área muito ativa, onde a perícia de s engenheiros " prova essencial.

Biomédica 
O uso de equipamentos eletrônicos e computadores para pesquisa clínica e no tratamento de pacientes para a cirurgia é uma outra aplicação. engenheiros elétricos também projetar e construir sistemas de monitoramento e análise de eletrocardiogramas e eletroencefalogramas e equipamentos de monitoramento para cuidados intensivos. engenheiros elétricos também estão desenvolvendo aplicações médicas de LASERS e utilização de raios-X, ressonância magnética e ultra-som para visualizar scanners tridimensionais do corpo e três órgãos.

Sensoriamento Remoto 
O Canadá se tornou um líder mundial em SENSORIAMENTO REMOTO . É periodicamente levantados grandes áreas de terra e oceanos através de sensores montados em aeronaves ou satélites. Estes sensores ópticos e de radar pode medir os parâmetros relativos à meteorologia, da silvicultura, solo, mar e ondas do mar gelado.engenheiros elétricos e cientistas da computação são os principais designers e fabricantes destes sistemas muito importante para o Canadá porque sem eles seria difícil de controlar uma grande parte do seu vasto território.Uma das jóias do programa de sensoriamento remoto via satélite RADARSAT é do Canadá. Lançado em novembro de 1995, ele pode monitorar todos os diários de gelo do norte do Canadá, bem como as culturas e detecção de desastres naturais.

Militar e de defesa 
A utilização de sistemas de orientação de foguetes controlado por microprocessadores e sofisticados dispositivos electrónicos para detectar e interceptar mísseis faz com que o militar mais dependentes de engenharia elétrica.A Segunda Guerra Mundial acelerou o desenvolvimento do RADAR para guiar armas aeronave para assaltantes.Desde então, os estabelecimentos militares de vários países têm acelerado o desenvolvimento de muitos dispositivos que contêm microprocessadores e outros componentes eletrônicos. Uma dessas novas tecnologias que permitam o processamento digital de sinais por que os computadores melhorar o desempenho das estações de radar e de sonar moderna.

KE Bollinger Autor e IAN CUMMING Editado por David Helwig



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E8-Campo Unificado